Saturday, September 08, 2007

Evasao

Fazendo uma pausa nas coisas que eu gosto... vou antes falar de algumas coisas que me tiram do serio... a minha familia. Sei que cada um tera a sua cruz mas isso nao implica que nao me possa queixar da minha!
A minha familia mais proxima e tipo um cla, tem regras proprias e é extremamente fechada. Isso ate poderia acarretar algumas vantagens, como protecçao e muito love entre os seus membros mas eu sinto-me como se fosse a ovelha negra portanto la se vao as vantagens! Mas quem vem de fora e tenta entrar na minha familia tambem nao passa um bom bocado. Que o diga a mulher do meu tio, com quem sinto uma certa empatia uma vez que tem a minha idade, apesar de ja ser mae e viver com o meu tio a cerca de seis anos. Eles mudaram de casa para estarem mais perto da minha avo, que fica com o neto a maior parte do dia. Muitos casais fazem isso. Permite uma educaçao mais humanizada e permite poupar nas creches. Mas e os custos? Sim, porque tambem os ha, e nao sao poucos... A minha avo mete-se em tudo, mas quando digo tudo estou mesmo a dizer TUDO! Ontem ela resolveu ir a um jantar de antigos colegas de escola, ela nunca sai a noite (o que ja nao se pode dizer do meu tio) mas ainda que seja um acontecimento extremamente raro despoletou um debate no cla, comandado pela minha avo que disse que ela tinha era de ficar em casa a tomar conta do filho e que nao estava a achar piada nenhuma a brincadeira. Ceus! Nao e nada comigo mas fico possessa com estas conversas. Ele e homem, logo pode sair de vez em quando com os amigos e chegar de madrugada a casa mas ela e mulher e mae, logo... esquece la isso!
Odeio o papel que e atribuido as mulheres. Colam-nos etiquetas assim que nascemos. Devemos ser sensiveis, compreensivas, boas donas de casa, devemos fazer tudo para agradar os maridos e ja agora, que os tempos que correm sao dificeis, devemos trabalhar tanto ou mais que eles e chegar a casa e fazer o jantar, lavar a loiça, passar a ferro e deixar a casa minimamente apresentavel. Afinal de contas nunca se sabe quando podem aparecer as sogras!!!
Por isto e por muito mais ando seriamente a pensar em evadir-me. Quando tiver possibilidade de comprar uma casa vou procurar num sitio que fique pelo menos a 45min de distancia de qualquer elemento do cla. Nao vou aguentar que opinem sobre os cortinados a rastejar no chao, a cozinha mal arrumada ou o tapete que tem uma cor feia e demode. Nao quero que espiolhem o meu frigorifico para ver o que ando a comer ou que vao ver se deixei a cama feita de manha. Ja me basta agora sofrer esse tipo de controlo, nao o aguento por muito mais anos, senao vou gastar centenas em psicanalise para poder aparentar alguma sanidade mental. Quero fugir!

4 Comments:

Blogger João Morgado said...

Olá Ana,

Ainda há poucos anos as mulheres viviam comprimidas, amordaçadas e contidas nos espartilhos. Assim sendo, eram consideradas mulheres respeitáveis e honradas.
Numa sociedade patriarcal, onde o modelo masculino representava o poder, a imagem ideal a ser seguida, à mulher apenas cabia o lugar de "apêndice"... a submissa.

Sim, porque, numa cultura machista (e que ainda tem forte expressão nos dias que correm), a identidade da mulher constitui-se numa relação onde ela vive em função da casa, marido e filhos.

Não queria estar aqui a falar do feminismo, mas realmente são poucos os homens que estão dispostos a dividir tarefas que cabem a ambos.

Já lá vai o tempo em que eram as mulheres que tratavam da cozinha, da casa, dos filhos, da roupa ...

É difícil ser arguido do Tribunal Familiar...

* Beijos

08 September, 2007  
Blogger Rita said...

Desculpa-me mas ri muito com este post...

Acho q te consigo compreender de certa forma... Apesar de morar a 500 kms dos meus pais, ainda são eles q me sustentam e quando esotu de férias na casa delas ainda reclamam da cama por fazer ou se me esqueci de tirar a loiça da máquina, ou então tantas outras coisas como não apanhei a roupa da corda à hora q eles queriam.

No entanto, quando estou longe deles é que sinto o quão dependente deles sou afectivamente... Isto foi só um exemplo de como gosto q eles me chateiem bastante a cabeça, só para os sentir por perto.

Isso passa-te!

Beijinho grande : )

08 September, 2007  
Blogger Sin said...

Se todos pensassem como tu joao acho que nao haveria tantos divorcios.
Rita nao peças desculpa por rir! Qq emoçao que possa provocar e bem vinda lol nao sei se me vai passar, talvez as coisas melhorem bastante quando sair de casa. Jokitas fofas para os dois

09 September, 2007  
Blogger João Morgado said...

Olá Ana,

Agradeço a visita ao meu blog...
Ontem enviei-te um email, mas pelo que me dizes, não chegou ao destino... aqui fica o meu: joaoduarte.morgado@gmail.com

*

09 September, 2007  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home