Monday, August 06, 2007

Psicanalise

Acho que a psicanalise me anda a fazer bem. Os resultados duma psicoterapia psicodinamica nao sao imediatos, eu diria ate que sao subtis e se nao prestarmos atencao passam-nos despercebidas as pequenas conquistas que vamos fazendo semana apos semana.
Antes de entrar para a psicanalise eu nao era capaz de fazer praticamente nada sozinha. A unica conquista que consegui fazer por mim, sem ajuda, foi começar a ir ao cinema sozinha. Neste momento consigo tirar prazer de uma refeiçao num restaurante, ainda que so. Consigo pegar no carro e ir para a costa. Vou ate a praia sozinha e termino o dia a ler um dos meus ainda queridos romances cor de rosa. Este fim de semana fiquei na costa sozinha, acho que foi a primeira vez nestes 26 anos que ja conto. Tentei arranjar companhia. Nao consegui. E a parte surpreendente foi que nao fiquei infeliz por isso. Consigo finalmente conceber a minha vida sem um amor ao lado. Confesso que continua a ser o caminho que desejo seguir: aquela coisa chata e demodé de casar e quem sabe ter filhos. Mas pela primeira vez nao estou apavorada por nao ter ninguem ao lado e consigo colocar a hipotese de sair de casa, quando tiver meios para isso, e viver sozinha. Nao e esse o meu plano A, mas estou satisfeita por ter conseguido ver que existe um plano B para mim.
Quem sabe se, afinal de contas, a minha depressividade nao e cronica e vai evaporando com o passar dos anos. Quero acreditar que posso ser feliz, com ou sem Romeu.

2 Comments:

Blogger v|rus said...

Isso parece-me optimo. E parecendo que nao essa independencia vai te ajudar no encontro do teu romeu. Afinal de contas (e falo por ser rapaz), e raro um homem gostar de ter uma mulher dependente de si. Pelo menos para mim seria pavoroso. Por isso essa pequena (GRANDE) vitoria tem um grande mérito e tiro-te o chapeu por isso :) *

22 August, 2007  
Blogger Sin said...

Pavoroso... lol que adjectivo assustador para descrever o tipo de relacao que estabeleco a 26 anos! lol mas suponho que tenhas razao. Beijinhos.

23 August, 2007  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home